sábado, 8 de março de 2008

Florestal, meu cantinho do céu!


Pediram-me para tecer alguns comentários sobre a diferença cultural (e que diferença!) entre Viçosa e Florestal, especialmente porque a nossa escola , a CEDAF, pertence à Universidade Federal de Viçosa e transformou-se recentemente em campus avançado.
Quando aqui cheguei, há quase vinte e três anos, fiquei três meses com as malas praticamente “imexíveis”. Ligava para a casa de meus pais de três a quatro vezes por dia e só sabia chorar... Telefone, na época, era via telefonista. Isto sem contar que, quando chovia, as linhas ficavam “resfriadas” e a gente sem poder se comunicar por uns bons dias...
Choque cultural? Lógico que era! Pois estava acostumada a ir sempre a teatros, participar de saraus, de exposições artísticas, lançamentos de livros, bailes, etc. De repente, eis que me encontrava em uma cidade em que as pessoas falavam rusticamente, sem cumprir as normas gramaticais elementares, amavam somente música “sertaneja”, não estavam habituadas a ler e a vida social e cultural praticamente não existiam.
As pessoas, que haviam se adaptado aqui, diziam que com o tempo eu até gostaria da cidade, defendiam-na, falavam da tranqüilidade e da qualidade de vida, argumentavam que quando queriam ver coisas diferentes, assistir bons filmes, ir ao teatro ou ao shopping, iam para Belo Horizonte, que fica a uma hora de Florestal.
Achava tudo medonho, sinistro. Longe de família, de amigos, ia tentando me adaptar aos trancos e barrancos.
Há histórias e histórias sobre Florestal. Dizem que é a cidade do já teve: já teve cinema, boate, bailes de gala, desfiles, churrascaria, etc., etc., etc...
Não entendo como uma cidade tão próxima de nossa capital ainda continue a ser tão singela e tão precária em relação à cultura. Questiono-me, também, como a Universidade Federal de Viçosa, tão famosa em ser excelência no ensino, na pesquisa, difusora de tanta cultura, não investiu na CEDAF e na própria cidade de Florestal.
Quando quero ver coisas diferentes, reporto-me ao conselho, que as pessoas me deram, quando aqui cheguei, e saio para a capital em busca de novidades.
Costumo brincar com os meus alunos, quando começo a explicar a nossa pobreza literária, na época do Brasil Colônia, que a CEDAF está para a UFV assim como o Brasil estava para Portugal! Ou seja, continuamos ainda sendo muito primitivos em relação à cultura que a UFV oferece e investe somente em Viçosa!
Hoje, a situação continua a mesma. Mas a gente acaba se adaptando à cidade e abastecendo a nossa casa com sky, internet e, às vezes, encontros culturais que a gente tenta fazer para quebrar a monotonia dos fins de semana.
Só que, com tantos anos trabalhando e vivendo aqui, a gente acaba se apaixonando pela cidade e pela simplicidade de seus habitantes.
Não troco este “cantinho do céu” por nenhum outro!

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu blog Luíza...seu texto sobre Florestal ficou ótimo. Parabéns!
Suas poesias são muito bacanas tb.
Beijo,
Ana Teresa

Anônimo disse...

Oi Luíza,
Adorei o seu blog, apaixonei pelo seu texto: "Florestal, meu cantinho do céu".
Abração,
Ricardo Paraízo

Anônimo disse...

QUERIDA PROFESSORA

É NESSA CIDADE QUE NASCI, ME FORMEI, TRABALHO E MORO. É O MEU CANTINHO TAMBEM.PARTE DE MINHA FORMAÇÃO TANTO NO FALAR COMO ESPRESSAR SE DEVE AO SEU EXEMPLO E DEDICAÇÃO , SE HOJE ESTOU FAZENDO CURSO SUPERIOR FOI PORQUE VOCÊ, ME MOSTROU O CAMINHO E AJUDOU NESSA FORMAÇÃO.

UM BEIJÃO,
JULIO CESAR jotace@ufv.br

Anônimo disse...

Carríssima professora:

Muito mais que minha professora, você é amiga, companheira e muito tem me ajudado em minha formação acadêmica e profissional. Sou sempre elogiado nos textos que escrevo e isto devo a você. Se estou fazendo um curso superior devo a você, pois se não fosse a excelente nota que consegui na redação e nas questões de português eu não teria passado no vestibular. Eu aprendi e continuo aprendendo português é com com você. Em todos os diversos concursos que fiz acertei mais de 80% nas questões da língua portuguesa. Por isto, quando me elogiam na redação de qualquer texto ou nota obtida nas provas de português, eu lembro de você e sempre faço uma propaganda sua.
Achei excelente o seu blog, todas as suas poesias são lindas e interessantes. O texto "Florestal, meu cantinho do céu" identifica-se bastante comigo também, pois sou de Viçosa e viemos para cá, como você também. O que penso é bem parecido com o que você escreveu. Agradeço também dedicatória a nossa turma de Tecnólogos em Análises de Desenvolvimentos de Sistemas.
Obrigado, por você existir e fazer parte das nossas vidas.
Abraços do seu aluno e amigo.
José Oséas Vieira

Anônimo disse...

Lu, você tem toda razao. Hj em dia com tantas possibilidades tecnológicas, estamos em contato com o mundo todo sem sair de casa. Nao importa onde moramos e sim a qualidade de vida que temos. A coisa mais importante é o cantinho da gente, onde só entra quem a gente quer e o que a gente quer. Lembra de uma música (acho que é a "Casa no Campo")que diz "meus discos, meus livros e nada mais" ? Entao, eu diria ainda, meus dvds também, rsrsrs. Beijo grande, minha amiga! Cristina Bustamante

Anônimo disse...

LUÍZA: SIMPLESMENTE ADOREI O SEU TEXTO SOBRE FLORESTAL EM COMPARAÇÃO COM VIÇOSA! DELICIOSO O TEXTO E, CLARO, MUITO BEM ESCRITO. VOCÊ ME FEZ LEMBRAR DA MINHA ADAPTAÇÃO AQUI EM MIRACEMA E, COMO VOCÊ, TAMBÉM ACHO ESSE MEU LUGARZINHO O PRÓPRIO CÉU!!! ABRAÇOS DO AMIGO E ADMIRADOR DE SEMPRE, GILBERTO